O Natal está chegando e esse ano eu resolvi pesquisar o significado dos principais símbolos do Natal, saber onde começou, porque começou e entre histórias e lendas achei bem interessante vir compartilhar essa curiosidade natalina.
Significado de Papai Noel
Segundo a lenda, São Nicolau era um bispo nórdico que tinha o hábito de ajudar as pessoas pobres. De acordo com a tradição, o bispo colocava um saco com moedas próximo à chaminé da casa de quem seria beneficiado.
A figura do simpático velhinho, gorducho, que trajava casaco vermelho debruado com pelo branco, cinto e botas pretas, foi criada pelo alemão Thomas Nast em 1866. A popularidade do Papai Noel é atribuída à forte influência da marca Coca-Cola, que lançou uma campanha publicitária em 1931 utilizando a imagem criada por Nast.
Para os americanos, o Papai Noel vive no Polo Norte. Já para os europeus, sua casa é na Lapônia, Finlândia. Anualmente as crianças enviam para os correios cartas endereçadas ao Papai Noel com pedidos de presentes. Em Portugal, o Papai Noel é conhecido por Pai Natal. Segue abaixo, o nome do Papai Noel em outras línguas:
Alemão: Nikolaus ou Weihnachtsmann
Croata: Djed Mraz
Dinamarquês: Julemanden
Espanhol: Papá Noel
Finlandês: Joulupukki
Francês: Père Noël
Inglês: Santa Claus
Italiano: Babbo Natale
Holandês: Kerstman
Russo: Ded Moroz
Croata: Djed Mraz
Dinamarquês: Julemanden
Espanhol: Papá Noel
Finlandês: Joulupukki
Francês: Père Noël
Inglês: Santa Claus
Italiano: Babbo Natale
Holandês: Kerstman
Russo: Ded Moroz
Fonte: aqui
Significado de Árvore de Natal
Normalmente, a árvore de natal pode ser um pinheiro ou mesmo artificial (feita de plástico e com várias cores diferentes). Seguindo a tradição, as famílias enfeitam a árvore com objetos que simbolizam o Natal (como bolas de várias cores, pinhos, neve artificial e etc) e luzes coloridas.
O pinheiro simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantêm verde, mesmo durante o inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas.
O costume de enfeitar árvores de Natal é comum entre católicos, protestantes, ortodoxos e mesmo por ateus ou agnósticos.
Origem da árvore de Natal
Alguns pesquisadores e estudiosos das tradições cristãs dizem que a àrvore de Natal surgiu por volta do ano 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero.
De acordo com a lenda, Lutero caminhava pela floresta e ficou encantado com a visão de um pinheiro coberto de neve e sob o brilho das estrelas no céu. Quando chegou em casa, tentou reproduzir para seus familiares a linda imagem que havia visto, usando galhos de um pinheiro, algodões (para simbolizar a neve) e algumas velas e outros adereços, imitando as estrelas.
Outra versão alega que as árvores de Natal, da forma como são conhecidas atualmente, surgiram na Alemanha entre o século XVI e XVIII. A tradição só chegou nos Estados Unidos e à outros países europeus no século XIX.
No Brasil, o costume entre os cristão de enfeitar árvores de Natal só apareceu no começo do século XX.
Fonte: aqui
Um dos enfeites mais importantes da árvore de Natal é a estrela que é colocada no seu topo.
Ela representa a estrela de Belém. Foi ela que guiou os três Reis Magos até o local onde havia nascido Jesus.
Por esse motivo, além de indicar a localização do Menino Jesus, a estrela simboliza o próprio Cristo, que representa a "estrela guia da humanidade".
Fonte: aqui
Guirlanda
As guirlandas são círculos de galhos secos, entrelaçados de folhagens, flores, pedrarias, usadas para decorar as portas das casas no período do natal.
Podem aparecer com diversos adornos, como fitas, frutas, ciprestes, bolas, ramos de pinheiro, todos os símbolos e enfeites que representam a festa do nascimento de Jesus.
A tradição de se usar as guirlandas surgiu em Roma, pois os romanos acreditam que presentear com um ramo de planta traz saúde, motivo pelo qual passaram a enrolar os mesmos em coroas, para desejar que todas as pessoas de uma mesma família tivessem saúde.
Fonte: aqui
Presentes de Natal
A origem da tradição de se dar presentes no natal surgiu em razão dos presentes que os reis magos levaram para o menino Jesus. Baltazar, Belchior e Gaspar levaram ouro, mirra e incenso para Jesus.
O ouro simbolizava as riquezas da realeza e a proteção de Deus; a mirra em óleo foi ofertada para fazer a limpeza do corpo de Jesus e protegê-lo de doenças; o incenso foi levado para dar proteção através da crença, da fé e da oração.
Não se sabe ao certo quando surgiu a tradição natalina, mas foi o Papa Libério que a oficializou, em 354 d.C.
Além de a história relatar sobre os três reis magos, existe a história de um bispo que levava presentes para crianças de famílias carentes, e também jogava saquinhos de moedas pelas chaminés de suas casas. Este bispo era são Nicolau, que viveu no século IV, sendo homenageado com um dia especial, o dia de São Nicolau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário